segunda-feira, 16 de março de 2009

Alvenaria estrutural X Estrutura reticulada


Construtora optou por sistema com menos etapas de execução


Por Ana Paula Rocha / Apoio de Engenharia: Fernando Benigno
Guia da Construção



Para a superestrutura do empreendimento Residencial dos Mares, localizado em São Bernardo do Campo, interior de São Paulo, a construtora Ipoã determinou como fatores decisivos o custo e o prazo de execução ao comparar a estrutura reticulada em concreto armado ou a alvenaria estrutural. Depois do estudo, ganhou a segunda opção.

De acordo com a engenheira Erika Fortes, responsável pela obra, a alvenaria estrutural permite que diversas etapas da obra sejam feitas simultaneamente, além de dispensar as fôrmas, utilizar menos aço, acumular menos entulho e necessitar de menos mão-de-obra para a execução. Na estrutura reticulada em concreto armado, cada etapa, como a colocação dos blocos de vedação e a instalação da rede elétrica do empreendimento, depende da outra para começar a ser feita, o que aumenta o prazo de execução do serviço e, conseqüentemente, os gastos com a mão-de-obra.

Outra vantagem da alvenaria estrutural, segundo a engenheira, é a maior regularidade da fachada. “Como os blocos de concretos estruturais utilizados nesse sistema são mais uniformes, o resultado final é melhor, ganhando-se tempo na regularização das paredes externas e internas”, afirma.

No entanto, como todo sistema, a alvenaria estrutural também tem suas desvantagens. “O proprietário não pode modificar as paredes estruturais como na estrutura reticulada, que permite essas alterações desde que sejam respeitados as vigas e pilares”, conta a engenheira. “Na alvenaria estrutural também é preciso ter controle tecnológico de mais materiais, como o bloco, a argamassa e o grout, que é feito por ensaios dos prismas ocos e cheios”, explica.

Apesar disso, a economia com materiais de construção e o tempo menor para a execução do serviço foram mesmo os principais fatores considerados pela construtora. “Optamos pela alvenaria estrutural por apresentar uma redução de 6,68% no custo total da superestrutura. Além disso, foram executados três pavimentos por mês com esse sistema, enquanto que na estrutura reticulada seriam dois pavimentos por mês”, afirma.

Nenhum comentário:

Postar um comentário